Quais Concursos Exigem o Idioma Inglês

Já há algum tempo algumas empresas governamentais começaram a exigir conhecimento no idioma inglês em seus certames.

E isso acabou deixando muita gente que não tem conhecimento nenhum da língua, com uma certa preocupação e imaginando: “Puxa, agora ainda terei que aprender inglês para o concurso?”.

O conhecimento da língua costuma ser pedido em concursos de nível superior, porém alguns certames de nível médio e técnico também já estão considerando o inglês em suas provas.

concursos-exigem-o-idioma-ingles

As empresas que já colocaram a prova de inglês em seus concursos são a Petrobrás, o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), o Banco Central, e o Detran de alguns estados.

Ainda as agências reguladoras como a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Ancine (Agência Nacional do Cinema) também já estão pedindo conhecimento do idioma inglês.

Especialistas afirmam que essa exigência tende a aumentar consideravelmente no futuro e cada vez mais concursos exigirão conhecimento em inglês, espanhol e mais isoladamente Francês.

A dificuldade das provas também sofrerá um aumento na dificuldade, pois cada vez mais será preciso selecionar corretamente quem realmente sabe todo o conteúdo exigido para o certame.

Uma dica de quem já fez provas e também de professores é que ser fluente em inglês não garante nota boa nas provas, já que o inglês exigido nos exames é diferente do estudado em cursinhos de idiomas.

Inclusive em certames para áreas específicas é preciso saber inglês voltado para essa área.

Concursos visam atender a Globalização

Essa nova exigência dos concursos visa preparar os próximos funcionários desses locais para interagirem com possíveis parceiros estrangeiros, já que o Brasil está mais visível aos olhos do mundo.

aprender-ingles

Com a possibilidade sempre presente de ser convidado para participar em eventos no exterior, é importante que os funcionários, principalmente em cargos mais elevados, saibam falar inglês dentro de seu âmbito profissional.

Por isso é que as provas dos concursos são diferentes das provas de faculdade e ensino médio.

Nos concursos o que é mais exigido é a leitura e interpretação de um determinado texto relativo à área concursada.

Dessa forma o candidato não precisa ser fluente em conversão por exemplo, mas precisa saber ler e responder perguntas acerca do texto apresentado.

Isso inclui conhecer as expressões e jargões próprios da área pretendida, e conseguir resolver as questões que são apresentadas com base em textos que são extraídos de revistas e até de trabalhos acadêmicos.

Você pode encontrar mais conteúdo em nossa página inicial, que está repleta de conteúdo para entender a importância do inglês.

2 comentários sobre “Quais Concursos Exigem o Idioma Inglês

  1. Estou pensando qual fazer, o seu conteúdo me ajudou bastante, vou continuar as analises etc

    1. Show de bola, procure achar o que se encaixa melhor com você. Não exite, foque !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *